Grupo:
Cabe utilizá-lo em quaisquer ciclos, havendo dificuldade no aprendizado do aluno quanto ao entendimento do que é uma ação verbal.
Objetivos: Diferenciar o verbo, do praticante da ação (o sujeito).
Explicar através dos próprios atos dos alunos que só encontramos o verbo na dependência do sujeito da ação.
Tempo: Uma ou duas aulas
Local: sala de aula
Materiais: nenhum
Desenvolvimento:
Aplicada em dupla, essa dinâmica é utilizada para que não só o próprio aluno que estiver apresentando entenda, como também àqueles que estão vendo.
A dificuldade de entender verbos, muitas vezes é grande, portanto com essa dinâmica o aluno compreende o valor do verbo, que é exclusiva ação do sujeito.
Formulação de Problemas: Ações, representações, dedução lógica.
Recursos: Mímicas
Em dupla, perante a classe, o aluno tenta através de mímicas fazer com que seu parceiro acerte por dedução ou uma boa interpretação, através de suas ações (mímicas) qual é o verbo que está sendo proposto.
Conclusões: Essa dinâmica proporciona uma dimensão maior ao aluno de interagir na aula.
Observações Finais: O aluno que participa da ação sobre verbos fica atento às ações dos outros colegas de classe na hora da integração do trabalho.
Utiliza a lógica, interpretação que neste caso não é utilizada a escrita.
Maravilha!
ResponderExcluir