PROJETO AMIGOS – INFORMÁTICA –
ROTEIRO DO PROFESSOR
- Acesse com seus alunos o artigo da psicóloga “Os grupos e as panelinhas”.
- Antes de iniciar a leitura do texto, discuta com seus alunos sobre o significado do título. Pergunte se, apenas lendo o título, eles já sabem do que o texto vai tratar e discuta as diferenças de significado das palavras grupos e panelinhas, e o que cada um entende sobre elas.
- Após essa reflexão sobre o título, inicie a leitura do texto e esclareça as dúvidas de vocabulário.
- Elabore algumas perguntas orais de interpretação do texto e permita que eles falem de suas experiências pessoais.
- Após a discussão, pergunte se a idéia que eles tinham antes de ler o texto sobre “grupos” e “panelinhas” mudou após a leitura e a discussão.
OS GRUPOS E AS PANELINHAS |
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| Eliza Helena Ercolin Somos seres sociais, necessitamos viver em grupo. O primeiro que nos acolhe é a nossa família. É nela que aprendemos a ser gente. Andar, falar, comer e usar objetos rotineiros, tudo isso é aprendido com a família e por causa dela. Logo passamos a fazer parte do grupo dos vizinhos, da igreja, da escola, entre outros. Se na infância o papel da família é fundamental, na adolescência é o grupo que passa a ter suma importância e a cumprir a função que antes era dos pais. Se a família nos ensina num primeiro momento a ser gente, os amigos vão nos ensinar a ser adultos. Nesse período, estamos tão confusos com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo que precisamos nos unir a pessoas com as quais possamos nos identificar e assim nos tranqüilizar. É nos grupos que podemos tirar dúvidas, trocar informações, testar novas maneiras de ser, imitar comportamentos e ir nos encontrando. Mas como os escolhemos afinal? Algumas pesquisas nos mostram que um fator importante é a proximidade: temos a tendência de escolher amigos que morem perto de nós ou freqüentem os mesmos lugares. Outro fator seria a afinidade, alguma característica em comum que nos ligaria a determinadas pessoas e não a outras. Pode ser, por exemplo, gostar de skate, ser estudioso, tocar algum instrumento ou até coisas como ser patricinha ou mauricinho. Na escola é comum termos aqueles amigos com quem sempre fazemos os trabalhos escolares, passeamos e damos boas risadas. O problema é que, quando nos apegamos demais a um determinado grupo, acabamos por acreditar que só ele nos é adequado e que é melhor que os outros. É a famosa "panelinha".
Essa forma de grupo acaba por nos atrapalhar, pois limita nossas opções. Afinal, ficamos restritos sempre às mesmas pessoas. Muitas vezes essa dependência é tão grande que, se alguns membros da panela faltam, nós nos sentimos confusos e perdidos. Não sabemos mais agir individualmente. O grupo passa a ser nossa cabeça. Por isso, o ideal é ter um grupo de amigos mais chegados, mas aprender a relacionar-se com todos, pois cada pessoa pode nos fornecer algo de importante, desde uma palavra até um sorriso. |
CARTÕES
- Acesse com seus alunos a página dos Cartões e estimule-os a enviar alguns cartões para seus amigos.
- Você poderá sugerir que eles enviem cartões tanto para os amigos mais próximos quanto para aqueles com quem não têm muito contato. Ressalte a importância de retribuir os cartões recebidos.
ROTEIRO PARA ALUNOS
2. Antes de iniciar a leitura do texto, reflita sobre o significado do título. Apenas lendo o título, você já sabe do que o texto vai tratar? Quais são as diferenças de significado entre as palavras grupos e panelinhas? |
3. Verifique se, após a leitura do texto, a idéia que você tinha sobre “grupos” e “panelinhas” mudou. Discuta o texto com seus colegas e descubra se eles possuem a mesma idéia de “grupo” que você. |
4. Elabore um texto falando sobre sua experiência pessoal. Você pertence a algum tipo de grupo? Qual a importância de pertencer a um grupo? Você já passou por alguma situação desagradável por pertencer, ou não, a uma “panelinha”? |
5. Acesse a página dos Cartões (http://www.educacional.com. ( tirada da internet)
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