domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dia do amigo

PROJETO AMIGOS – INFORMÁTICA –

ROTEIRO DO PROFESSOR

- Acesse com seus alunos o artigo da psicóloga “Os grupos e as panelinhas”.

- Antes de iniciar a leitura do texto, discuta com seus alunos sobre o significado do título. Pergunte se, apenas lendo o título, eles já sabem do que o texto vai tratar e discuta as diferenças de significado das palavras grupos e panelinhas, e o que cada um entende sobre elas.

- Após essa reflexão sobre o título, inicie a leitura do texto e esclareça as dúvidas de vocabulário.

- Elabore algumas perguntas orais de interpretação do texto e permita que eles falem de suas experiências pessoais.

- Após a discussão, pergunte se a idéia que eles tinham antes de ler o texto sobre “grupos” e “panelinhas” mudou após a leitura e a discussão.

OS GRUPOS E AS PANELINHAS

Eliza Helena Ercolin

Somos seres sociais, necessitamos viver em grupo. O primeiro que nos acolhe é a nossa família. É nela que aprendemos a ser gente. Andar, falar, comer e usar objetos rotineiros, tudo isso é aprendido com a família e por causa dela. Logo passamos a fazer parte do grupo dos vizinhos, da igreja, da escola, entre outros.

Se na infância o papel da família é fundamental, na adolescência é o grupo que passa a ter suma importância e a cumprir a função que antes era dos pais. Se a família nos ensina num primeiro momento a ser gente, os amigos vão nos ensinar a ser adultos. Nesse período, estamos tão confusos com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo que precisamos nos unir a pessoas com as quais possamos nos identificar e assim nos tranqüilizar.

É nos grupos que podemos tirar dúvidas, trocar informações, testar novas maneiras de ser, imitar comportamentos e ir nos encontrando. Mas como os escolhemos afinal?

Algumas pesquisas nos mostram que um fator importante é a proximidade: temos a tendência de escolher amigos que morem perto de nós ou freqüentem os mesmos lugares. Outro fator seria a afinidade, alguma característica em comum que nos ligaria a determinadas pessoas e não a outras. Pode ser, por exemplo, gostar de skate, ser estudioso, tocar algum instrumento ou até coisas como ser patricinha ou mauricinho.

Na escola é comum termos aqueles amigos com quem sempre fazemos os trabalhos escolares, passeamos e damos boas risadas. O problema é que, quando nos apegamos demais a um determinado grupo, acabamos por acreditar que só ele nos é adequado e que é melhor que os outros. É a famosa "panelinha".

Essa forma de grupo acaba por nos atrapalhar, pois limita nossas opções. Afinal, ficamos restritos sempre às mesmas pessoas. Muitas vezes essa dependência é tão grande que, se alguns membros da panela faltam, nós nos sentimos confusos e perdidos. Não sabemos mais agir individualmente. O grupo passa a ser nossa cabeça.
Quando fazemos parte de uma panela, podemos passar por um grande sofrimento, perder o chão, se precisarmos mudar de classe ou de escola.

Por isso, o ideal é ter um grupo de amigos mais chegados, mas aprender a relacionar-se com todos, pois cada pessoa pode nos fornecer algo de importante, desde uma palavra até um sorriso.

CARTÕES

- Acesse com seus alunos a página dos Cartões e estimule-os a enviar alguns cartões para seus amigos.

- Você poderá sugerir que eles enviem cartões tanto para os amigos mais próximos quanto para aqueles com quem não têm muito contato. Ressalte a importância de retribuir os cartões recebidos.

ROTEIRO PARA ALUNOS

1. Acesse o artigo da psicóloga “Os grupos e as panelinhas” (http://www.educacional.com.br/falecom/psicologa_artigo017.asp).

2. Antes de iniciar a leitura do texto, reflita sobre o significado do título. Apenas lendo o título, você já sabe do que o texto vai tratar? Quais são as diferenças de significado entre as palavras grupos e panelinhas?

3. Verifique se, após a leitura do texto, a idéia que você tinha sobre “grupos” e “panelinhas” mudou. Discuta o texto com seus colegas e descubra se eles possuem a mesma idéia de “grupo” que você.

4. Elabore um texto falando sobre sua experiência pessoal. Você pertence a algum tipo de grupo? Qual a importância de pertencer a um grupo? Você já passou por alguma situação desagradável por pertencer, ou não, a uma “panelinha”?

5. Acesse a página dos Cartões (http://www.educacional.com.br/alunos14/cartoes/Cartoes.asp?) e envie alguns cartões para seus amigos mais próximos e para aqueles com quem você não têm muito contato. Nunca esqueça de retribuir um cartão recebido.


( tirada da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário